Monte da Guia
Réserves Naturelles  Réserves Naturelles  étoileétoileétoile
Casa dos Dabney, Monte da Guia, 9900-124 Horta, Portugal
Gallery
Description
Traduction/Translation: Microsoft Translator
Natura 2000Ambiente parques dos AçoresEuropean Destination of ExcellenceGeoparque AçoresGoverno dos AçoresMais Belas Baías do Mundo
A Área de Paisagem Protegida do Monte da Guia foi classificada em 1980. Está igualmente protegida pela Rede Natura 2000, como Zona Especial de Conservação.
 
O Monte da Guia é resultado de um antigo vulcão submarino, que se juntou à ilha do Faial. A nível geológico, é formado por várias camadas de tufo sobrepostas. Com 145 metros de altitude, é um dos miradouros mais espetaculares da cidade da Horta, com uma panorâmica dominante sobre a baía de Porto Pim e o Monte Queimado, que também integram a área protegida.
 
A sua designação fica a dever-se a Nossa Senhora da Guia, padroeira dos pescadores e homens do mar, cuja Ermida se situa no cimo do Monte. O património construído está ligado ao passado baleeiro da ilha, destacando-se a Fábrica da Baleia, a Casa dos Dabney (espaço museológico) e o Aquário de Porto Pim (antiga fábrica de extração de óleo de baleia). Merece também referência as casas de amarração dos cabos submarinos que atravessavam o Atlântico.
 
O estatuto de área protegida deve-se à existência de habitats prioritários com dunas cinzentas e vegetação endémica de elevado valor, como a urze e a faia-da-terra, além de outras espécies como o incenso, a tarmagueira e o perrexil-do-mar.
 
A área do Monte da Guia é um habitat privilegiado para a avifauna marinha como o cagarro, o garajau-comum e a garça-real. Estas aves são observáveis durante as estações da Primavera e do Verão.
 
A sul do Monte da Guia, as Caldeirinhas são uma Reserva Natural, formada por duas crateras vulcânicas inundadas pelo mar. Esta pequena baía alberga diversas espécies protegidas da fauna marinha, sendo um dos locais privilegiados para a prática do mergulho.
 
Pela sua elevada sensibilidade ambiental, é interdita a navegação no interior das Caldeirinhas.
 
O trilho pedestre designado Trilho Entre Montes (PRC8FAI) é uma excelente forma de descoberta desta Área de Paisagem Protegida, aproveitando os declives mais suaves, junto à baia de Porto Pim.
 
Atrações mais próximas: Fábrica da Baleia (em requalificação), Aquário de Porto Pim, Casa dos Dabney (museu), baía e praia de Porto Pim, fortificações da baía de Porto Pim, Casas de Amarração dos Cabos Submarinos.
 
Map
Latitude:
38.521435
- Longitude:
-28.624914
X
Informations Environnementales
Superficie : Área de Paisagem Protegida do Monte da Guia
Date du classement : 1980
Faune & floreHabitats prioritários com dunas cinzentas e vegetação endémica de elevado valor, como a urze e a faia-da-terra, além de outras espécies como o incenso, a tarmagueira e o perrexil-do-mar.
 
Destaca-se a avifauna marinha como o cagarro, o garajau-comum e a garça-real. Estas aves são observáveis durante as estações da Primavera e do Verão.
Contact
Tel: 292 207 382
 

Website:  Monte da Guia
Stopovers & Itinerary
Your Travel Book
logo Odyssea
CCBot/2.0 (https://commoncrawl.org/faq/)