Todos os anos o ritual repete-se. No último fim de semana de julho, Lagos transforma-se na capital artística da doçaria algarvia, com a realização da Feira Concurso Arte Doce
A iniciativa é uma organização anual do Município de Lagos com o objetivo de promover a doçaria tradicional e os demais produtos regionais produzidos no concelho de Lagos e noutros concelhos do Algarve, assim como representativos de outras regiões, procurando contribuir para a divulgação de saberes, para a preservação e revitalização de práticas e costumes, para a dinamização da economia local, afirmação da identidade cultural e valorização da oferta de animação turística.
Este certame apresenta uma vertente competitiva, onde em cada ano exite um tema a concurso, constitui um desafio à criatividade, à sensibilidade artística e à qualidade e genuinidade do fabrico dos produtos em exposição e comercialização.
O Concurso “Arte Doce” visa apelar à criatividade e sentido estético das doceiras, valorizando as características do doce tradicional que tem na componente visual um dos seus maiores atrativos. O objetivo do concurso é promover a arte e o design na doçaria, fomentando a apresentação de criações próprias e originais, tendo em conta a temática adotada nesta edição e outras fontes de inspiração de carácter livre.