Description
A
Rua Vasco da Gama corresponde ao eixo mais antigo da marginal da cidade, estando voltada para o Porto da Horta, com uma impressionante vista sobre a montanha do Pico.
Esta rua marca a fronteira entre a cidade e a Marina, tendo como elementos mais notáveis o Jardim da Praça do Infante, o Forte (ou Castelo) de Santa Cruz e a própria
Marina da Horta, um dos
principais destinos náuticos do mundo.
Pela sua proximidade ao porto, aqui foram construídos relevantes edifícios de cariz industrial, como os ligados às firmas Dabney , Bensaude ou Fayal Coal.
Um desses exemplares são os armazéns da “Relva dos Dabney”. Foram usados pela casa “Dabney & Sons” para armazenamento dos produtos comerciais, em particular, os vinhos e espirituosos da ilha do Pico, a laranja do Faial e os barris de óleo de baleia. Hoje, este espaço, de propriedade privada, é utilizado para fins turísticos.
O edifício da Alfândega, construído no séc. XIX, é outro dos imóveis de referência. No século XIX albergava os escritórios comerciais dos Dabney, sendo conhecido como “Villa Italiana”. De dimensões generosas, com 2 pisos e sótão, o edifício encontra-se em vias de classificação . Atualmente, alberga serviços públicos.
Outros imóveis a destacar são: o edifício da Sociedade de Carvão e Fornecimentos de Fayal (séc. XIX, com 3 pisos), a Casa Lucas da Silva (“Casa das Carantonhas”), nº 28 (séc. XX, com carga decorativa eclética, também em processo de classificação); o imóvel da Rua Vasco da Gama, nº 66 (séc. XX, com destaque para as varandas e a “torre”).
Atrações mais próximas: Jardim da Praça do Infante, Forte de Santa Cruz, Marina da Horta, Peter Café Sport, Museu de Scrimshaw, Igreja de São Francisco, Banco de Portugal (Banco de Artistas)
Traductions par