Description
O primeiro nome do largo foi Salinas, isto porque um comandante quis lá fazer exploração de uma salina em toda a área. Na década de cinquenta do século XIX funcionou como cemitério onde foram sepultadas as vítimas do surto de cólera, que assolou a ilha, sendo uma delas o primeiro Cônsul Inglês, John Rendall, que faleceu a 30 de Novembro de 1854.
Em 1880, por questões de saúde pública, foi exigido secar o pântano do subsolo e foi nesta altura que se transformou o local em Campo Desportivo para jogos de Cricket e Futebol, função que durou cerca de cinquenta anos. O largo ficou abandonado com a construção do Estádio de futebol da Fontinha em 1929-1930, mas acabou por ganhar nova vida com o movimento SOCOL, que veio ocupar o edifício que fica nas traseiras da ex-esquadra da POP e ao lado do Mercado de Verduras.
A praça foi construída em 1940 e foi nela construída um coreto e um obelisco em honra dos desportistas Mindelenses. Ficou popularmente conhecida por Praça Estrela devido aos canteiros de plantas com formato de estrelas. Mas o nome oficial era Largo Almirante Reis, mas em 1975 passou a chamar-se Praça da Independência. Para a comemoração do centenário da Cidade do Mindelo, a Praça foi ocupada por uma feira popular (1979-1980).
Em 1999 a Praça foi reconstruída e desta vez metade foi destinada a um mercado para albergar os comerciantes do antigo Mercado “Tiosco” e os comerciantes ambulantes vindos da Costa Ocidental de África e a outra metade continuou como uma Praça com um quiosque, um coreto e espaços cobertos que hoje em dia está completamente ocupado pelas vendedeiras de verduras e por comerciantes de roupa. Nas paredes dos atuais barracas de vendedores da Praça foram colocadas pinturas em azulejos alusivos à história do Mindelo.
Traductions par