A Área Protegida para a Gestão de Habitats ou Espécies do Cabeço do Fogo tem 27 hectares e pertence ao complexo vulcânico do Capelo.
Com 571 metros de altitude, esta área protegida caracteriza-se pela presença de vegetação nativa, como seja a floresta Laurissilva e os matos macaronésicos. Ao nível da avifauna, é possível observar o pombo-torcaz-dos-Açores, que nidifica neste local.
A última grande erupção do Cabeço do Fogo foi registada a 24 de abril de 1672, num domingo de Páscoa. Essa erupção e os sismos seguintes provocaram muitos prejuízos nas freguesias mais próximas.
Desde então, é celebrada anualmente, no domingo de Pentecostes, uma das procissões mais importantes da ilha, pela proteção do Divino Espírito Santo à população do Faial. Em nome dessa proteção, a Câmara Municipal da Horta faz um voto solene “em dia do Senhor Espírito Santo, todos os anos e enquanto o mundo durar”.
As comemorações religiosas têm lugar no Império de Reconhecimento e Beneficência, mais conhecido como Império dos Nobres, na Rua D. Pedro IV, no centro histórico da Horta.
Atrações mais próximas: Trilho Costa a Costa (GR1), Trilho da Caldeira (PRC4FAI), Parque Florestal do Cabouco, Centro de Interpretação do Vulcão dos Capelinhos, Porto do Comprido