O Trilho da Ribeirinha (PRC9FAI) tem uma extensão de 8,3 km, com uma duração média de 2h30, sendo considerado fácil.
Este trilho circular inicia-se e termina próximo da Igreja de São Mateus, em ruínas desde o sismo de 1998, que afetou especialmente a freguesia da Ribeirinha.
O percurso passa pela Área Protegida para a Gestão de Habitats ou Espécies da Lomba Grande e pelo denominado Graben de Pedro Miguel, um dos principais geossítios dos Açores. Nesta zona, encontram-se os Charcos de Pedro Miguel, um local privilegiado para a observação de aves migratórias.
A Ribeirinha é considerada a zona mais antiga do Faial, formada há 800.000 anos. O trilho desenvolve-se pelas “canadas” (antigos caminhos rurais usados pelas populações para o transporte de mercadorias entre as freguesias e a cidade da Horta) e por matas de espécies como criptomérias, cedros-do-mato e urze.
O percurso passa por diversos pontos de interesse, tais como: o Porto da Ribeirinha, antigo cais piscatório convertido em área balnear; o Farol da Ribeirinha, em ruínas desde o sismo de 1998; o miradouro da Ribeirinha e o miradouro das Pedras Negras.
Atrações mais próximas: Trilho Costa a Costa (GR1), Trilho dos Caminhos Velhos (PRC7FAI), Porto da Ribeirinha, Área Protegida para a Gestão de Habitats ou Espécies da Lomba Grande.