9900 Capelo, Portugal

Description

Teenagers
Natura 2000Ambiente parques dos AçoresEuropean Destination of ExcellenceGeoparque Açores

O Vulcão dos Capelinhos situa-se na ponta mais ocidental da ilha do Faial e é uma das maiores atrações turísticas dos Açores. A sua beleza paisagística, de ambiente árido, contrasta fortemente com a envolvente verde da ilha.
A paisagem que se observa tem apenas 60 anos, sendo o resultado das erupções vulcânicas, ocorridas durante 13 meses, entre 12 de setembro de 1957 e 24 de outubro de 1958.
A nível mundial, o Vulcão dos Capelinhos foi a primeira erupção submarina devidamente observada, documentada e estudada, desde a nascença até ao adormecimento, tendo suscitado o interesse de jornalistas e cientistas internacionais.
Próximo do Vulcão, é visível o Farol dos Capelinhos, que está integrado no Centro de Interpretação do Vulcão dos Capelinhos. Com diversos prémios, o Centro ilustra a evolução do período eruptivo e os impactes económicos e sociais deste fenómeno.
A oeste do Vulcão, observa-se a zona balnear do Porto do Comprido. Nos anos 40 do século XX, este porto foi a maior estação baleeira dos Açores, tendo sido abandonado após as erupções.
A área marinha em redor tem estatuto de área protegida, sendo frequentada por espécies como o cachalote e o golfinho-roaz.
Traductions par
Traduction/Translation: Google Translate

Galerie

Audio Audio

Vulcão dos Capelinhos

Carte

Latitude:
38.596359
- Longitude:
-28.832743

Partager cette page

Facebook Google+ Twitter Email