9000-250 Funchal, Portugal

Description

Cais do Carvão
SoloCoupleGroupFamilyChildrenTeenagersTeenagersSeniors
Desde ou mar, pode-se ver o Cais do Carvão. Construído no início do século XX (1903), o Cais do Carvão, então conhecido como Cais da Companhia Wilson, foi edificado por fases, a cargo da empresa Wilson & Cº Ltdª.
Tratou-se de uma infra-estrutura importante para a cidade do Funchal, numa época em que o uso do carvão se encontrava massificado e predominava por todas as marinhas do mundo ocidental.
Na Madeira, depois de se terem criado as primeiras grandes instalações para o armazenamento, abastecimento e comercialização do carvão de pedra no 2º quartel do século XIX1, a construção do complexo do cais do carvão deve inserir-se num quadro amplo, ligado a três factores:
1. o crescente movimento de navegação transatlântica que tocava na Madeira, que necessitava de combustível;
2. o aumento do consumo interno de combustível, para uso das estufas vinícolas, engenhos e habitações;
3. a concretização de uma política de desenvolvimento de infra-estruturas, que caracterizou o final da monarquia e o início da 1ª República portuguesas;
O espaço também nos revela outras duas dimensões:
a) a dimensão tecnológica, que foi inovadora, pois tratou-se do primeiro local com tais características a ser construído na Ilha, representando também a sua inserção num movimento de edificações semelhantes, que se verificou no Atlântico a partir da década de 80 do século XIX.
A fornecedora dos diversos apetrechos necessários para o aparelhamento do Cais, Clarke Chapman (fundada em 1864, em Gateshead, Norte de Inglaterra), era uma empresa da primeira linha no meio industrial britânico e mundial, cotada na Bolsa de Londres, uma das maiores fabricantes de guindastes e equipamentos de movimentação mecânica do Mundo.
b) a dimensão política, pelo facto de nos remeter para as relações de poder e de interesses - comerciais, industriais, diplomáticos e imperiais - em que se envolveram Portugal, o Reino Unido e a Alemanha, na viragem do século, tendo a Ilha como pedra-de toque. Desde o segundo quartel do século XIX que os britânicos tinham começado a estabelecer uma rede global de estações carvoeiras e a Madeira inseriu-se nesse plano.
Foi neste quadro global que surgiu o complexo que hoje é conhecido por Cais do Carvão, no qual, desde 1999, se insere a Estação de Biologia Marinha do Funchal.
Traductions par
Traduction/Translation: Google Translate

Audio Audio

Cais do Carvão

Carte

Latitude:
32.635696
- Longitude:
-16.936884

Partager cette page

Facebook Google+ Twitter Email