Description
Desde ou mar, pode-se ver a cidade do Funchal . A cidade está inserida num magnífico anfiteatro natural, de frente para o Atlântico, rodeada pelas montanhas a norte e leste e por picos vulcânicos a oeste, o que faz com que a zona urbanizada da cidade se estenda desde o nível do mar até à cota dos 800 metros sendo que as montanhas a norte chegam a atingir os cerca de 1800 metros de altitude nos pontos mais altos da cordilheira central da ilha.
O Funchal foi uma das primeiras capitanias da ilha da Madeira, tendo como capitão donatário João Gonçalves Zarco – um dos principais navegadores que descobriram o arquipélago – que, em 1425, se instala na cidade com a sua família. O desenvolvimento do Funchal permitiu que rapidamente este passasse de paróquias autónomas a vila e, posteriormente, a município, sendo elevado a cidade em 1508. A cidade tem hoje 76,15 km² de área e 112 000 habitantes (com base nos Censos 2011), com uma densidade populacional de 1469,6 hab./Km². O município subdivide-se em 10 freguesias.
Apesar da abundância de funcho, planta de onde deriva o nome da cidade, foi o açúcar que proporcionou a formação de uma economia sustentável na cidade do Funchal e em toda a ilha. O vinho madeira sucedeu ao açúcar, tornando-se hoje num dos ex-libris da região. A produção de açúcar e de vinha na cidade do Funchal tornam-se indispensáveis para a economia local, sendo os seus ícones incorporados no brasão da cidade.
A cidade do Funchal tornou-se num ponto de comércio fundamental no centro do atlântico, permitindo trocas comerciais, cultura e experiências. Desta porta no atlântico realizam-se exportações dos produtos regionais para o mundo, produtos apreciados até aos dias de hoje.
O Funchal é único pela sua diversidade, desde o mar à serra, das frutas às flores e dos bordados aos carros de cestos, tudo isto influenciado pelo seu clima tropical, que permite produções e atividades ímpares.
Traductions par